O ciclo de trabalho da máquina de embalagem de travesseiros com polietileno proporciona o carregamento manual em uma correia transportadora na entrada.
Na primeira estação, é depositada sobre o travesseiro, uma etiqueta retirada de um contentor por meio de um sistema de manipulador com ventosas.
Sucessivamente duas bandas opostas, uma das quais parcialmente inclinada injeta o travesseiro no interior do saco de polietileno.
O saco de polietileno é formado diretamente por um rolo tubular com um dispositivo de corte e soldagem de um dos lados da mesma.
Um manipulador com dois eixos deve puxar o rolo de polietileno e, depois da soldadura da parte inferior, empurra a cabeça do envelope aberto sobre as duas correias transportadoras e com o efeito do impulso exercido sobre o travesseiro é injetado para dentro do saco.
Na etapa final tem o transporte transversal para a zona de soldadura de fecho do saco de polietileno por meio de uma barra de selagem a quente.
Nesta área existe uma prensa operada pneumaticamente, o que permite, se necessário, para se obter uma embalagem a vácuo.
A saída é aberta para drenagem dos travesseiros por meio de uma correia transportadora.
A máquina também pode ser operada com a inclusão de forro com zíper, nesta opção não é incluída a inserção de polietileno. O ciclo de trabalho da máquina de embalagem de travesseiros com polietileno proporciona o carregamento manual em uma correia transportadora na entrada.